Limpeza empresarial: Terceirizar ou contratar?

Administradores de clínicas particulares, escritórios e prédios empresariais têm uma dúvida recorrente quando se trata de como manter uma equipe de limpeza especializada, que é: contratar ou terceirizar a limpeza empresarial?

No post de hoje, abordaremos esse tema, apontando as vantagens de cada modalidade de contratação e mostrando como é possível chegar a uma decisão. Acompanhe a leitura a seguir para tirar suas dúvidas.

Como funciona a terceirização de serviços de limpeza empresarial?

Nessa modalidade, o administrador do empreendimento contrata uma empresa terceirizada de limpeza que prestará os serviços de acordo com as demandas do empreendimento. É estabelecido o tamanho da frota, a frequência e a forma que as atividades serão executadas.

Vantagens de terceirizar

Por se tratar de uma contratação de uma empresa, a terceirização tem algumas peculiaridades e, em alguns casos, pode ser mais vantajosa do que a contratação direta. Os principais benefícios são os listados abaixo.

  • Funcionários especializados – a principal razão pelas quais as empresas optam pela terceirização é a garantia de serviços especializados. Todos os funcionários são treinados e capacitados para a função à qual se destinam, fazendo reciclagens e aperfeiçoamentos frequentemente. Essa é a maior vantagem dessa modalidade de contratação.
  • Contratação facilitada – como o contrato é feito entre duas empresas, não é necessário fazer um contrato para cada prestador de serviço. Os agentes da limpeza empresarial são contratados individualmente apenas pela terceirizada, e cedidos para as instituições depois da negociação.
  • Treinamento, fardamento e equipamento por parte da terceirizada – isso representa uma economia enorme, pois tudo isso fica a cargo do contratado. Sem esses gastos, é possível focar nos produtos da empresa e em investir o capital em outras áreas.
  • Equipe sem flutuações – os afastamentos, como licenças e férias, são negociadas entre o funcionário e a empresa terceirizada. Como ela tem obrigação de fornecer uma frota regularmente, as equipes são sempre ajustadas para se manter ativas. Ou seja, sempre tem um funcionário cobrindo a falta do outro.

Leia também: 7 Dicas para contratar um serviço de limpeza terceirizada de qualidade.

Como é feita a contratação de funcionários para a limpeza?

Diferente da terceirização, a contratação se dá diretamente entre a empresa e o funcionário, sendo um contrato para cada colaborador. Esse vínculo é firmado sem intermediações e o empregado responsável pela limpeza empresarial está ligado diretamente à empresa. Veja a seguir quais são os pontos positivos dessa modalidade.

Vantagens de contratar

A modalidade mais comum de contratação é por CLT , onde a empresa garante o pagamento do salário e dos benefícios previdenciários do colaborador. Este, em contrapartida, assume o compromisso de prestar serviços em uma carga horária pré-estabelecida. Veja abaixo as principais vantagens dessa contratação.

  • Remuneração mais atraente para os funcionários – uma contratação direta permite que a empresa pague melhores salários e forneça benefícios que deixarão sua equipe mais motivada, como planos de saúde, vale-refeição e gratificações.
  • Integração da equipe – por trabalharem juntos, os funcionários acabam tendo maior entrosamento e se tornam colaborativos. Além disso, os administradores têm controle sobre quem são as pessoas que estão na empresa diariamente e podem desenvolver relações de confiança.
  • Controle de ponto – saber quais são os funcionários autorizados a entrar no empreendimento facilita o controle através de pontos. Na terceirizada, um funcionário pode ser escalado para substituir o colega e isso não constar na recepção da empresa, o que atrasa o trabalho.

Limpeza empresarial: Como decidir entre a contratação e a terceirização?

Finalmente, para decidir sobre qual é o melhor tipo de contratação para limpeza empresarial, você deve estabelecer alguns parâmetros para observar. Com base neles, serão tomadas decisões estratégicas. Abaixo estão listados alguns exemplos.

  • Tamanho da empresa — qual é o porte da empresa? Será que um ou dois funcionários serão capazes de manter o local limpo e organizado? Para empreendimentos de médio e grande porte, a terceirização é a melhor opção. Já para pequenas empresas, que podem arcar com todos os custos de um único colaborador, a contratação pode ser algo a se pensar.
  • Quantidade de serviço — geralmente, a limpeza precisa ser executada diariamente e repetidas vezes. Nesse caso, uma equipe de limpeza terceirizada sairia melhor, pois é treinada para isso. A contratação pode ser considerada para pequenos ambientes onde há pouca circulação de pessoas. 
  • Orçamento — na contratação de funcionários, o investimento é um pouco maior, pois, normalmente, são pagos alguns benefícios a mais e isso pode exigir um orçamento maior. Para manter os custos mais baixos, terceirizar é a melhor opção.

Contratar ou terceirizar o serviço de limpeza empresarial? Agora que você conhece as duas modalidades, pode tomar uma decisão assertiva! Consulte nosso site e solicite um orçamento, temos uma equipe especializada esperando por você!